sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sobre O Carnaval


               Eh- eh-eh-ah, não faz marola que a canoa vai virar... Claro que o carnaval é nossa insânia, mas é nossa grandeza também. Há no carnaval um imenso desejo de felicidade, uma utopia de eterna liberdade. Nenhum país pode nos chamar de loucos. Maluco é esse mundo de Chávez, Iraque, Irã, homens-bomba. O nosso inconsciente no carnaval fica à flor da carne. Vocês já imaginaram aquelas cascatas de bundas na Suíça? No entanto, nessa explosão de alegria, surge os recalques engolidos durante o ano todo por multidões de desvalidos e infelizes. Claro, há as escolas de samba, os blocos de rua que ressurgem mais refinados no país todo. Mas há sim algo de sinistro no pula-pula brutal de multidões alucinadas, sem a delicadeza da alegria. Esse é o lado negro do carnaval. Um tumulto de milhares de foliões se esmagando, sem dança, sem ritmo, sem nada. Parece uma calamidade pública. O carnaval é saúde, tudo bem. Mas por baixo da euforia, aflora de repente a doença nacional da violência, da ignorância e do desamparo social e político. Agora é cinza, tudo acabado. E nada mais...”

Arnaldo Jabor, para o Jornal da Globo, em 2010.


2 comentários:

Anônimo disse...

É estranho ler isso e acabar de ver na tv a apresentadora defendendo o Carnaval de Salvador , que é tudo menos o carnaval de Salvador... um amigo pernambucano me disse carnaval é de rua é do povo , carnaval é de recife , lá você não vai pagar 900 reais para ser folião , lá o carnaval é nosso é de todo mundo , eu quero é frevo !!

Camila Lispector disse...

Olá, eu compartilho da mesma opinião do seu amigo pernambucano,porque acho que não há alegria nenhuma em desembolsar tamanha quantia para ser feliz por um dia no carnaval. Abraço!!