segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Orgulho e Preconceito


               O post de hoje não teria como não ser sobre o livro Orgulho e Preconceito, da escritora britânica Jane Austen, que completa 200 anos. O livro, na verdade, foi terminado em 1797, mas só foi publicado em 1813.

         A história se passa na Inglaterra, no final do século XVIII, e tem foco na personagem Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de um espirituoso mas imprudente senhor, que tem cinco filhas para “casar”. Naquela época, as possibilidades de ascensão social eram muito limitadas para uma mulher sem dote.

         Elisabeth é uma mulher em que se nota um diferencial em relação às mulheres daquela época e também entre suas irmãs. É uma jovem que consegue enxergar bem além das convenções sociais, tem uma lucidez e discernimento aflorado, e postura crítica. Por seu caráter distinto, Elizabeth desperta o amor de Mr. Darcy.

         O amor dos dois não é aquele à primeira vista. Quando se conhecem, eles não gostam nenhum pouco um do outro, julgando apenas as aparências. Mas ambos estavam errados nesse pré-julgamento, ou preconceito. E tiveram que deixar o orgulho de lado para conhecer o íntimo um do outro.

         Jane Austen tem uma capacidade incrível de mostrar personagens atemporais e é extremamente detalhista neste ponto. Quantos de nós não caracterizamos, ou julgamos, uma pessoa pela nossa primeira impressão? Eu simplesmente amo esse livro, mas não tanto quanto Razão e Sensibilidade, que vale muito a pena ler também.

         E obrigado Jane Austen, por ter nos deixado tamanho legado!!!!

Nenhum comentário: